Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cronologia da história da Região Demarcada do Douro

Diz-se que já no tempo dos romanos se fazia vinho no Douro e que os centuriões e legionários matavam com ele as saudades da pátria, Roma.

1638 – Exportação de vinhos de mesa; fundação da empresa Kopke.

1670 – A primeira Casa Warre especializa-se na produção de Vinho do Porto.

1678 - A Alfândega do Porto regista, pela 1ª vez, com a designação de Vinho do Porto, os vinhos exportados da região do Douro para Inglaterra. 

1703 - Assinou-se o importante Tratado de Methwen, no reinado de D.Pedro II, que consistia em exportar o Vinho do Porto e importar os produtos ingleses. Os elevados lucros obtidos com as exportações para a Inglaterra geraram situações de fraude, de abuso e de adulteração da qualidade do vinho generoso. Os principais produtores de vinho durienses exigiram a intervenção do governo.

1737 – Fundação da Offley pelo Barão de Forrester.

1751 – Fundação da Casa Ferreirinha.

1756 - Foi aprovada a instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Nesse mesmo ano, o Marquês de Pombal, criou a Região Demarcada do Douro, que se estendia ao longo do vale do rio Douro e dos seus afluentes, de Barqueiros até Barca D' Alva. Para demarcar o espaço físico da mais antiga região demarcada do mundo foram colocados 201 marcos de granito. 

1761 – O Marquês do Pombal manda colocar mais 134 marcos de granito. Foram assim colocados  um total de 335 marcos.

1790 – Fundação da Casa Sandeman.

1807 - A estagnação do mercado do vinho devido a doenças como a filoxera e o oídio.

1815 – Ano da mais antiga garrafa de Vinho Porto que existe.

1843 - Alguns anos após a extinção da Companhia, por D. Maria II, assiste-se à sua reestruturação, mas com menos poderes.

1865 – D. Fernando declara livre a exportação de vinho.

1880 – É criado o primeiro entreposto de Vinho do Porto, no Porto.

1907 - Foi redefinida por João Franco a Região Demarcada dos Vinhos Generosos do Douro. João Franco protege assim, a venda e exportação do Vinho do Porto. Já em 10 de Maio de 1907, ao abrigo do decreto assinado por João Franco, a região demarcada é novamente delimitada, estendendo-se para o Douro Superior.

1926 - Foi criado o Entreposto do Douro em Vila Nova de Gaia, destinado ao armazenamento e exportação dos vinhos da Região Demarcada do Douro.

1932 - Foi criada a Federação Sindical dos Viticultores da Região do Douro, hoje “Casa do Douro”.

1933 – Criação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

1982 – Criação da Confraria do Vinho do Porto.

2001 – Região Demarcada do Douro é considerada Património Mundial pela UNESCO.

2011 - O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai investir 2,7 milhões de euros em 2011 em acções de promoção dos vinhos, para aplicar em mercados que vão desde o Brasil ao Canadá e à China.